Grupo Espírita Sintonia Fraterna

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Escola de Aprendizes do Evangelho

E-mail Imprimir PDF

Assuntos importantes da Escola de Aprendizes do Evangelho

Objetivo:

¨Reforma Íntima

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelo esforço que empreende no domínio das más inclinações”. – Allan Kardec

“Educar para ser, educar para conviver bem consigo, educar para ser feliz, eis os pilares da harmonia interior e da felicidade à luz do Espírito Imortal nesse século do coração." Ermance Dufaux

Disciplina:

¨Horário: Das 20h30min às 22h (Quinta-feira).

O portão estará aberto a partir das 19h e ficará até às 20h25min. Obs.: Se você chegar no horário em que o portão já estiver fechado, busque a harmonia dentro de si e procure refletir sobre a importância dessa disciplina, esforçando-se para colocá-la em pratica na sua vida e retornando ao seu lar com o compromisso de estar presente na semana seguinte com um tempo suficiente para os preparativos que antecedem a aula (crachá, marcação de presença e passe de harmonização).

A aula é composta do preparo (oração/elevação espiritual), leitura inicial, desenvolvimento do tema e encerramento com as vibrações finais (orações). Caso você saiba que não poderá ficar até o final, é melhor faltar a essa aula e programar-se para a reposição (qualquer dúvida fale com seu dirigente).

¨Harmonia do ambiente:

Antes do início da aula: aproveite para cantar, fazer leituras edificantes ou meditar.

Durante o preparo: o silêncio favorece a concentração. Procure fechar os olhos e, abrindo os olhos da alma, acompanhar as orações em pensamento, sentindo a profundidade das palavras.

A “Prece dos Aprendizes” é cantada em pé, não por um ritual, mas como forma de recepcionarmos os nossos irmãos do plano maior, agradecendo ao Pai por essa oportunidade. Aquele que por necessidade precisar permanecer sentado, lembre-se de se “levantar espiritualmente” para esse momento de acolhida e carinho do plano espiritual que nos assiste e ampara. (Reflexão: Como você receberia a visita de um querido amigo em sua casa? De pé ou sentado?).

No decorrer da aula: evite a conversa paralela, pois atrapalha o expositor e prejudica aquele que quer ouvir.

Durante todo o tempo: Aproveite ao máximo esse momento de estar em ligação direta com o Plano Maior, concentre-se no que está acontecendo no salão; mantenha o celular desligado; evite os ruídos mexendo com sacola plástica, bala, chaveiro, etc.; procure beber água e ir ao banheiro antes do início da aula, evitando o quanto possível sair da sala; mantendo um ambiente saudável, onde haja franqueza, sinceridade, lealdade, e imantando a sala com bons fluidos (nós somos o templo).

Muito rememorado, no meio espírita, o fato ocorrido com Chico Xavier no início de sua tarefa missionária na mediunidade, quando o bondoso guia Emmanuel condicionou o êxito do serviço a três ensinamentos básicos: primeiro, disciplina; segundo, disciplina; terceiro, disciplina.

Critério de Aproveitamento:

Anotar o dia e a aula que faltou, para seu próprio controle.

1º Ano: 45 aulas       até 09 faltas – 10 pontos

De 10 a 17 faltas: será obrigatória a reposição das aulas – 5 pontos

De 18 faltas em diante o aluno deverá refazer o ano em outra turma, ou continuar na mesma apenas como ouvinte.

O aluno, através de sua transformação, vai se qualificando Aprendiz, Servidor e Discípulo de Jesus. Não é o dirigente que aprova ou reprova alguém (somos eternos aprendizes).

Estudo inicial (livros básicos):

“O Redentor” – Edgard Armond (Editora Aliança)

“Iniciação Espírita” – Editora Aliança

“Agenda Cristã” – André Luiz (Francisco Cândido Xavier) - Leitura de reflexão inicial na aula

“Fonte Viva” – Emmanuel (Francisco Cândido Xavier) – próximo livro

Obs.: Leitura e explanação de temas ou a reflexão do dia será feita pelos alunos, por sua livre vontade.


Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” – Chico Xavier

Eu sou o caminho, a verdade e a vida” - Jesus

Voce esta aqui: Escola de Aprendizes do Evangelho